Exposição ”Luz(i)matéria: do visual ao imaterial”


A Pinacoteca Municipal De Bauru vai abrigar a exposição Luz(i)Matéria das artistas Elena Greiner e Terê Machado. A abertura será no dia 8 de junho às 20h e ficará aberta ao público até o dia 27 de junho. A exposição terá a curadoria de Carol Ferreira (Casa Amarela) e a entrada é franca.

luzimateria
PH: Divulgação/Facebook

O conceito da exposição é exatamente a luz e a matéria e é fundamentada pela artista a partir das pinceladas por meio de uma relação com as cores. As esculturas da mostra da Pinacoteca formam um conjunto bem elucidativo desse conceito. Resultado do olhar e da sensibilidade de Elena e Terê, algumas peças são feitas de resina e outras em metal.

Além de celebrar a união entre a luz e a matéria, a curadoria quis chamar a atenção do público para outras confluências que levaram também à ideia de imaterialidade na arte

Pinacoteca Municipal e Casa Ponce Paz

Em 2008, alguns funcionários da Secretária Municipal de Cultura descobriram pinturas a seco nas camadas internas das paredes de uma edificação em Bauru. A autoria dessas pinturas era dos irmãos João e Antonio Ponce Paz. Em homenagem, a casa recebeu o sobrenome dos irmãos.

A casa também abriga uma coleção de obras na autoria dos irmãos Ponce, com pinturas em diversos estilos, incluindo aquarela, carvão, óleo sobre tela e esculturas em argila.

Desde 2009 a casa, a casa virou uma instituição e foi aberta ao público. No começo abrigava um centro de formação artística com palestras e cursos na área de artes visuais. Em 2013, a coleção do Acervo Municipal de Artes Plásticas – AMAP, foi transferida para a Casa Ponce Paz. Neste mesmo período a Casa também começou a contar com espetáculos de Teatro e oficinas. Só em 2014 que a Pinacoteca é oficializada com sede provisória na Casa e vem com o intuito de promover a difusão de Artes Visuais e suas vertentes.

Hoje no espaço há realizações de mostras artísticas, exibições, espetáculos e musicais. A proposta da Casa é exatamente em fazer o dialogo entre todas as artes existentes no município.

 

O Acervo

A coleção é constituída aproximadamente por 1000 objetos museológicos de várias categorias artísticas. A Casa está aberta também para a doação de obras, que após uma análise técnica é exposta  juntamente com o restante do acervo. Para doações o telefone de contato é o (14) 3232-1552

Serviço

A Pinacoteca Casa Ponce Paz está aberta ao público das 09h às 17h todos os dias.

Rua Antonio Alves 9-10 – Centro Bauru

Telefone (14) 3232-1552

Maiores informações pelo Facebook da Casa.

 

Deixe um comentário